Galaxy S4: Cartão SIM removido o que pode ser?






Quando compramos um smartphone, esperamos que ele dure pelo-menos uns 2 anos, quando chega esses 2 anos esperamos que dure um pouco mais, até que precisamos trocar realmente por outro, consequentemente, melhor do que o atual. Mas atualmente o valor dos smartphones hoje em dia, nos faz pensar duas vezes ou até mais antes de fechar a compra de um novo aparelho.

Em 2013 adquiri um smartphone Samsung Galaxy S4 (GT-I9505), por um valor de R$ 1.600,00. Na época ele era considerado o top de linha, atualmente o top (Galaxy S7) custa em torno de R$ 4.000,00, mas não é sobre o valor que iremos falar, e sim se vale mesmo apena investir este valor em um smartphone que talvez não dure um ano e meio sem dar algum tipo de problema.


Cartão SIM removido o que pode ser?

Recentemente começou a aparecer na tela uma mensagem, que dá a entender que o meu SIM foi removido, até então tudo bem, fui na operadora e fiz um novo chip, chegando em casa após ter inserido no smartphone me deparo novamente com a mensagem na tela do smartphone, onde a unica opção para sair, é pressionando o botão "reiniciar".


Print Screen da tela do Galaxy S4 (GT-I9505)


Fazendo uma rápida pesquisa no google, podemos perceber que este problema não só está acontecendo comigo, muitas pessoas que possuem o aparelho a mais de 1 ano e meio relatam sofrer com este mesmo problema, alguns afirmam que é um problema crônico e sem solução, outros falam que é uma solda mal feita no leitor do chip.

Encontrei no forum Xda Developers, um tutorial em inglês, aparentemente simples de como corrigir o problema, no tutorial o usuário "Sean89us" explica que o defeito se dá devido uma conexão defeituosa da placa mãe, resultado de uma solda mal feita, e para corrigir o problema é necessário isolar a área com um material que não danifique os componentes próximos, o material que ele utiliza é semelhante a um pedaço de emborrachado.


Encontrei um vídeo no Youtube que mostra o passo-a-passo de como corrigir o problema. Não é necessário que você seja um técnico eletrônico, apenas tenha calma e cuidado para não comprometer os componentes ali presentes, faça por sua conta em risco.



Até agora não realizei este procedimento, apesar do problema estar incomodando bastante, chegando a aparecer 5 a 7 vezes por dia.


Atualização 30/03/2016

Tomei coragem e segui os procedimento do vídeo acima e até hoje (30/03) não tive mais problemas.


Atualização 29/12/2016

Fiz o procedimento, porém com aproximadamente + de 1 mês o problema voltou a ocorrer. Então abri novamente e fui fuçar.. e descobri que o cabo flat do chip estava um pouco solto. (talvez tenha soltado com as quedas que ele sofreu)

Então é só desplugar e plugar novamente e terá o problema resolvido. Após descobrir este feito e depois de passar cerca de 3 meses com ele para ter a certeza que o problema foi solucionado, vendi meu aparelho para minha prima e até hoje (29/12) ela não tem me relatado nenhuma anormalidade no aparelho.

E você? já passou por este problema? como foi que você conseguiu resolver?

Fontes | Xda Developers, YouTube


Galaxy S4: Cartão SIM removido o que pode ser? Galaxy S4: Cartão SIM removido o que pode ser? Reviewed by Gleikon Fellipe on 3/23/2016 01:06:00 PM Rating: 5